Milha XX

A milha XX desenvolve-se ao longo de aproximadamente 1650 m, tendo início no Lugar da Poldriqueira ou Penedo dos Ladrões, onde se encontram dois miliários, um dedicado a Adriano (119 d.C.) e o outro a Carino (283-275 d.C.).

A milha segue entre muros que em muitos locais se percebe terem subtraído espaço à via, onde, e apesar das limpezas anuais, amiúde crescem matos altos que dificultam sobremaneira a passagem. Acompanhando, em perfil altimétrico regular, os recortes do Outeiro da Poldriqueira,

cruza o Ribeiro da Pala da Porca e um outro aquífero por onde escorrem as águas da encosta, apresentando neste troço um dos melhores exemplos da calçada que pavimenta a via. Esta linha de água é passada a vau sobre calçada, que persiste num troço de aproximadamente 30 m.

Aos 1300 m de milha, a via foi cortada pela estrada municipal que liga Travassos a Vilar, obra realizada na segunda metade do séc. XX.

Retoma o seu traçado imediatamente a seguir, seguindo entre muros, num trajeto perturbado apenas pelas águas de regadio comunitário que, aqui, usam novamente a Geira para estabelecer o seu canal de encaminhamento.